.Polícia /

Publicada em sexta-feira, 18 de janeiro

voltar

Aumentar letraDiminuir letraEnviar por emailvoltar

Delegacia de Nova Alvorada mantém presos acorrentados

Denúncia é do sindicato dos policiais civis; delegado nega e garante que presos são só algemados

Por:

Divulgação
Preso na Delegacia de Nova Alvorada


O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) denunciou à CDH (Comissão de Direitos Humanos) da Seccional Mato Grosso do Sul da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que a Delegacia de Nova Alvorada do Sul mantém os internos acorrentados no pátio, precisamente na varanda da delegacia, já que o local não conta com cela para custódia dos presos. Conforme ofício do sindicato, datado de 9 de janeiro de 2008, a medida tem inclusive anuência do delegado titular Elias Pereira Soares.

O vice-presidente do Sinpol, Robeto Simião, destacou que a delegacia não tem nenhuma cela sequer e todos os presos custodiados são mantidos acorrentados, inclusive pernoitam nessa condição.

O delegado Elias negou que o preso permaneça acorrentado. Segundo ele, o preso é algemado durante o período da lavratura do auto, e posteriormente transferido para delegacias de Dourados ou Campo Grande. O procedimento de lavratura leva cerca de duas ou três horas. Elias confirmou que o prédio não possui cela, já que é alugado e não foi construído especificamente para abrigar uma delegacia.

Os policiais civis denunciam ainda que no município os investigadores estão cumprindo escala além do limite regular. De acordo com cópia do ofício obtida pelo Midiamax, há agentes que chegam a perfazer 34h de jornada de serviço ininterrupta, quando o normal do regime de plantão são no máximo 12h trabalhadas com intervalo de 24h de descanso. Simião lembra que por semana a expediente não pode exceder 40h.

Além da CDH/OAB/MS, o Sinpol comunicou também a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), a DPI (Delegacia de Polícia do Interior) e a Corregedoria-Geral de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Como medida de providência, a Ordem já comunicou o fato ao secretário estadual Wantuir Jacini (Justiça e Segurança Pública).

 



 

Fonte: Midiamax

voltar

Aumentar letraDiminuir letraEnviar por emailvoltar

Inicial » Voltar para a capa do site

Notícias »Visualize todas notícias do site

Classificados » Cadastre seu anúncio grátis

Eventos » Festas e evento da cidade e região

TV90 » Vídeos do site

Expediente » Conheça o expediente da Rádio

Fale Conosco » Entre em contato com a Rádio