24/02/2017 15h55

Rotary Clube de Ribas comemora 112 Anos de História e Trabalho Voluntário no mundo

 

FOTOS: RODRIGO DOS SANTOS & MARIANA ALMEIDA


O Rotary Clube de Ribas comemorou 112 anos da Fundação da Instituição no mundo, nesta quinta-feira (23). Atualmente, a organização está presente em 219 países, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubes, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. O Rotary atua em varias áreas: na saúde, na educação, no saneamento, na preservação do meio ambiente, na resolução de conflitos e em muitas outras atividades.

"Os rotarianos e rotarianos terão a oportunidade e o privilegio de comemorar os 112 anos dessa operosa organização internacional, a maior do mundo na prestação de serviços humanitários. Temos uma imperdível oportunidade para mostrar o Rotary a sociedade e justificar a nossa opção por essa organização que, voluntariamente, presta serviços as comunidades, mormente, as mais carentes. E importante que mostremos a sociedade que a nossa missão, enquanto rotarianos e rotarianas, é servir ao próximo, defender os princípios éticos e trabalharmos pela paz no mundo. Não é qualquer organização não-governamental que persiste mais de um século de existência, sem sofrer nenhum abalo na sua estrutura e nenhuma mancha na sua marca", apontam os rotarianos.

A organização foi criada em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. O advogado Paul Percy Harris, americano, foi inspirado para pensar e criar o Rotary naquela época. "Como todo recém-nascido, o Rotary nasceu pequeno, cresceu, em qualidade e trabalho. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e possui uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno, estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos" explica a organização.

No Brasil, o Roraty é tradicionalmente mais forte, já que conta com 2.390 Rotary Clubs e mais de 58 mil rotarianos. Ao todo, três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA. Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate a poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

 
 

Envie seu Comentário